A Academia

A Academia Almadense, tal como as muitas sociedades que se criaram a partir de meados do século XIX, consagrou-se na dinamização da música, dança, teatro, festas, alfabetização e desporto. Estas coletividades constituíram-se como locais de democracia e igualdade de direitos e deveres que muito contribuíram para o desenvolvimento integral das classes trabalhadoras que as formaram e para quem se destinavam as suas atividades. Em Almada a vida das suas gentes está profundamente ligada às coletividades, que de forma totalmente voluntária e benévola criaram condições de acesso à cultura, ao desporto e ao recreio.

Estes factos, indesmentíveis, estão bem plasmados na redação dos estatutos, desde a sua primeira versão (1913) até a redação atual.

Ao longo dos 127 anos de vida da Academia muitas foram as transformações da sociedade, mas o seu papel no desenvolvimento cultural, desportivo, social, humanista e solidário do povo e em especial dos seus sócios, continua atual e absolutamente necessário.

Ao longo dos anos a Missão e os Valores que estiveram na base da fundação da Academia nortearam todas as direções. Desse modo, as atividades desenvolvidas foram sempre ao encontro das necessidades da população trabalhadora de Almada.

E se no início, para além do ensino da música e da representação teatral a Academia teve como preocupação a criação de aulas de instrução primária, ao longo dos anos as ofertas formativas (formais e informais) foram variando seguindo os avanços da sociedade. Nesta casa ocorreram curso de “Desenho Geométrico”; “Curso Comercial”, aulas de alfabetização para adultos, etc.


Por tudo isto a Academia tem sido agraciada com numerosas condecorações e em 7 de novembro de 1978 foi-lhe reconhecido o estatuto de Utilidade Pública.

Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense 2022

FacebookInstagramYouTube