Biblioteca

A biblioteca da Academia foi fundada por Romeu Correia e por Libânio Ferreira e ao longo dos anos contou com a colaboração de muitos sócios que muito contribuíram para a sua dinamização e para a elevação cultural dos sócios e da população de Almada.

Entre as atividades de promoção cultural são de destacar os serões literários com importantes figuras da cultura portuguesa.

O papel social das bibliotecas das coletividades em Almada foi de tal forma relevante que em fevereiro de 1947 Romeu Correia publica o livro de contos “Sábado Sem Sol” cujas receitas da venda revertem para as bibliotecas da Academia e da Incrível. Este livro é apreendido pela PVDE em maio do mesmo ano, mas nessa altura praticamente já todos os livros se encontravam vendidos. O lucro da venda deste livro foi de 3 900$00.

Muitas foram as aulas de instrução primária, ou outros cursos que foram sendo ministrados na Biblioteca da Academia. Muitos foram também os serões literários dinamizados por um conjunto de sócios que muito contribuíram para a elevação cultural do povo de Almada, mas a Biblioteca teve também outras utilizações: chegou a servir de local de matrimónio de dois dos seus sócios!

Uma biblioteca é um elemento fundamental na vida social de uma sociedade e dos seus habitantes. Para além de ser um local de armazenamento de livros, tornou-se também um local de confraternização, de consulta, de leitura e de informação visando a inserção e inclusão da comunidade ao conhecimento e às suas práticas. Apesar de ser mais atrativa para a comunidade leitora tem diversas ações de dinamização junto do público como oficinas, feiras culturais, projetos de leitura e exposições. A biblioteca da Academia tem como objetivos principais ser um desses locais de informação e cultura e também de confraternização entre os sócios, podendo consultar os diversos livros em catálogo assim como as notícias mais recentes.

Junte-se a nós!

Joana Silva, Diretora da Biblioteca

«As bibliotecas são como aeroportos. São lugares de viagem. Entramos numa biblioteca como quem  está a ponto de partir. E nada é pequeno quando tem uma biblioteca. O mundo inteiro pode ser convocado à força dos seus livros.»

Valter Hugo Mãe

Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense 2022

FacebookInstagramYouTube